sábado, 31 de março de 2012

Nada Surf - Your Legs Grow


Em dez dias teremos no Brasil o lindo show da banda de rock alternativo Nada Surf. Eu estarei lá! Mas quando digo isso com orgulho pra todo mundo, 99% olha pra mim com aquela cara de... NADA WHO?

Mas vamos fazer justiça... Quem acompanha meu blog (quem?) já deve conhecer Nada Surf, caso tenha lido o post sobre a música Popular! Supondo que não tenham lido, eis mais uma oportunidade de curtir os caras. Apresento a vocês YOUR LEGS GROW, uma canção que podemos chamar de "romântica". Em verdade, se comparar com Popular, conseguirão notar uma diferença bacana de sonoridade! Temos um exemplo de uma música de revolta adolescente e uma música apaixonada, variedade sonora que é importante pra uma banda, ainda mais com seus 20 anos de carreira. ‘Mudar pra não ser repetitivo e conseguir manter uma identidade’ é uma das tarefas mais difíceis para a maioria das bandas! Vejam Arctic Monkeys, a diferença entre os dois primeiros álbuns para os dois últimos foi tão grande a ponto das pessoas precisarem definir se são fãs da época inicial ou da época atual deles! Mas junto com outras bandas como Muse, Radiohead, Incubus, (...), Nada Surf não passa por esse problema.

A propósito, encontrar um problema no Nada Surf é uma tarefa complicada. A banda não tem como destaque uma primorosidade técnica ou inovação e originalidade que possam ser marcantes, mas tem esse detalhe de ser cativante, viciante e fazer com que você não consiga encontrar um defeito pra dizer "pena que eles.....". Você começa ouvindo um álbum deles, logo já está engolindo outro e querendo conhecer toda sua discografia de seis (ou sete, se considerar um específico para covers) discos. Eu recomendaria começar pelo terceiro álbum, Let Go, embora eu mesmo tenha começado por The Weight is a Gift, álbum de produção assinada pelo grande Chris Walla (guitarrista do Death Cab for Cutie), e que contém a música Your Legs Grow.

E já que falei pouco da música recomendada do dia, vamos a ela. A melodia traz um sentimento de que ela explodirá a qualquer momento. É praticamente acústica, e depois do segundo refrão parece que a bateria entrará energizando o resto da canção. Mas não, ela se contém, e continua como uma declaração de amor tocada diante de uma janela. É complicado falar de sua letra, pois vejo que é uma das canções mais pessoais do Nada Surf, mas você consegue captar a mensagem de que não importa o quão difícil a situação esteja, o relacionamento citado na história é capaz de superar tudo. E claro, deve se considerar a frase mais bacana da música: "You're the only person in the world I feel that way about" :)

Em breve voltarei a falar do Nada Surf para dar uma comentada sobre o show em sampa. A banda toca no Cine Jóia no dia 25 de abril. Creio que os ingressos ainda não se esgotaram, quem quiser dar uma corridinha......

___________

*Na minha segunda semana de namoro eu comentei com minha namorada que queria ouvir esse tal de "Nada Surf". Ela disse que queria tbm, e combinamos de escutar juntos. Desde então Nada Surf meio que se tornou nossa banda. E agora iremos pela primeira vez juntos em um show, logo pra ver nossa banda! Esse post é pra você, amor! você é a única pessoa no mundo pela qual eu sinto isso :)

segunda-feira, 12 de março de 2012

Arctic Monkeys - I Bet You Look Good on the Dancefloor


Já é um clássico do indie rock. Sim?

Tudo bem, vocês estão certo, talvez a palavra clássico seja forte demais para qualquer música dos anos 2000, afinal, precisamos de um bom tempo para determinar se algo é um clássico ou não. Mas vamos considerar que ao citar as bandas mais importantes para o indie rock, é impossível não passar por Arctic Monkeys (talvez Strokes seja a mais citada, mas a banda de Alex Turner deve vir logo em seguida). E se Arctic Monkeys tem essa importância toda, temos que considerar quais foram os hits da banda que a levaram para o patamar assumido hoje. Eu posso estar bem enganado, mas para mim, a música mais famosa - e por que não - importante da história dos macaquitos é I BET YOU LOOK GOOD ON THE DANCEFLOOR.

Na única vez que falei de Arctic Monkeys aqui foi de outro clas....grande trabalho deles, a não menos importante Fluorescent Adolescent... No entanto, creio que deveria ter começado por I Bet You Look Good on the Dancefloor, tanto por fazer parte do primeiro álbum deles, quanto por ser uma música completa! Sim, ela tem de tudo, não é átoa que apresentou da melhor forma possível o Arctic ao mundo. Tem uma entrada marcante com a guitarra, um vocal rápido e roqueiro, segundas vozes muito apropriadas ("you are dinamyte!"), um refrão matador (daqueles que fazem você voltar umas dez vezes até conseguir cantá-lo junto com o vocalista), e por fim, não deixa de lado a proposta de ser dançante como sugere o título, mesmo sendo inteira baseada em riffs de guitarra. Rock para dançar.

Ah, claro, em uma música completa a letra também é levada em conta, e nessa canção temos uma letra bem elaborada, repleta de referências a outras obras, às vezes até difíceis de capturar. Por exemplo, a frase "Seu nome não é Rio, mas eu não me importo com areia" remete a uma música do Duran Duran que conta sobre uma excêntrica garota chamada Rio que dança na areia. No refrão há referência ao livro 1984, de George Orwell, onde é dito que a garota se parece um robô de 1984. Isso porque no livro se diz que no futuro as pessoas não terão mais amor no coração, como os robôs. A falta de amor é um tema decorrente da música em si.

Se apenas o tempo dirá se esta música é um clássico ou não, melhor a gente gastá-lo da melhor forma possível, portanto! Quem sabe dançando um pouco de rock pra lavar a alma?!

___________

ps: essa é dedicada para minha amiga Gabê! She's dinamyte!