segunda-feira, 11 de outubro de 2010

The Shins - Caring is Creepy


Há muito tempo tenho vontade de escrever sobre essa canção, mas por algum motivo nunca soube o que falar dela. Talvez porque todas boas energias que ela me passa sejam muito particulares, me remetem a momentos que vivi... Nesses casos, costumo falar mais sobre a banda, mas nem sobre o próprio The Shins eu tenho muito a falar. Uma boa banda, faz um folk-rock de muita qualidade, ficou famosa quando New Slang apareceu como trilha do filme Garden State, agrada 90% dos indies que a conhecem, e é só isso.
Fim do post?

Claro que não. Nessas horas eu recorro a uma alternativa bacana, vamos debater sobre a letra da música!
Não com muita sorte, se você analisar a letra de Caring Is Creepy vai encontrar um quebra cabeça de informações e muitas metáforas. Sim, metáforas dominam as poesias, dominam as músicas, dominam o vestibular, dominam sua prova de literatura, e depois do Google, dominam o mundo. Mas entrei em fóruns e consegui tirar algumas conclusões bacanas sobre essa brincadeira do The Shins.
Primeiro que, ao contrário do que o título da música sugere (algo como "Cuidar é assustador"), eles não estão falando sobre como o ato de tomar conta de alguém os deixam apavorados. Em verdade, falam de muita coisa. Por exemplo, falam dos momentos nos quais temos que fingir que está tudo bem enquanto estamos destruídos por dentro, dos momentos nos quais temos que omitir um "eu-revoltado" dentro da gente, dando vida a um "eu-passivo" obrigado a engolir as mais difíceis situações. A canção começa dizendo algo como "Acho que vou pra casa meditar sobre isso antes que desça pela minha garganta". O típico 'vou contar até dez' antes de fazer alguma bobagem impensada. A propósito, esse auto-controle figura a música toda. Um outro fato importante pincelado na canção são aqueles momentos em que estamos praticamente possuídos e quase deixamos de lado nossos princípios:"Nunca traia a maneira que você sempre agiu", diz a letra.
E para não dizer que o título não tem nada a ver com a canção, a verdade é que o enredo parece ter sido montado a partir de um momento que o compositor concluiu que as pessoas tem medo de mostrar seus sentimentos, medo de ficarem vulneráveis com isso, o que são duas verdades: sim, você tem medo de se apaixonar, e SIM, você fica vulnerável quando está nessa situação. Mas quem disse que isso é ruim? Sou a favor da gente se entregar a paixão e vivê-las intensamente, caindo de vez em quando, mas sempre aprendendo com os erros, e...

Confesso que acho essa canção diferente do que o The Shins costuma produzir, tanto que foi a primeira deles que ouvi e até hoje não encontrei nenhuma outra deles que eu goste tanto quanto esta... Mas isso não significa nada, espero que ouçam e curtam The Shins! :)

--
ps: texto enorme, eu sei, acreditam se eu falar que já resumi uma parte dele? :(

16 comentários:

Macaco Pipi disse...

q belo som
q belo ânimo!

Guilherme disse...

Melhor banda que tem é o Oficina G3!

Versos Controversos - Alan Salgueiro disse...

O texto é muito bem escrito, amigo! Consegue passar com detalhes o que cada passagem da música representou ora ti e contextualiza cronolgicamente, dá exemplos do segmento em que a bandfa participa, decifra os versos! Realmente, pra quem quer conhecer as bandas seu cardápio é uma ferramenta assaz estimulante!

Nicelle Almeida disse...

Olá, meu amigo.
É sempre tão bom vir aqui e ler os seus posts. Tb é sempre tão bom receber os seus comentários em meu blog. Fico mto feliz!
Que texto maravilhoso, não? Confesso que n conhecia a banda e, consequentemente, tb n conhecia a música. Gostei de tudo o que vc escreveu e como me identifiquei. Quem na vida nunca teve que contar até 10 em alguma situação? Ou ainda, fingir que está tudo bem e ter que sorrir, quando por dentro só se quer chorar e o nó fica na gargante? É uma situação muito complicada, mas faz parte da vida de cada um de nós. Por outro lado, existe aquele momento só nosso, onde ficamos sós e podemos desabafar, desabar mesmo e colocar tudo pra fora. Isso é fundamental para que depois nos sintamos leves e de fato, o nosso coração sinta paz.
Um forte abraço, meu amigo.
Me visita sempre, tá?
Me perdoe de n ter estar te seguindo antes. Pura falta de atenção, até me admirei quando me dei conta. Que cabeça de vento a minha! rsrsrsrsrs
www.nicellealmeida.blogspot.com

Tati disse...

Que surpresa boa encontrar um post sobre "Caring Is Creepy". Eu adoro essa música. Também adoro "Garden State" e achei lindo o seu post "resumido".

Vaunei Guimarães disse...

sempre falando de otimas musicas e que n conheço....rsrsrs

http://vauneiguimaraes.blogspot.com/

Victor Pagani disse...

Nunca vi a banda haha Tem músicas que nos descrevem em certos momentos/situações que podem ter importância somente para nós (como você disse). Curto mesmo é One Republic, Gary Go, Maroon 5 e Katy Perry (?!?)

[]'s

Pedro Prado disse...

O título não seria feito para as pessoas que criticam nossos pontos fracos? Cuidar da vida dos outros é assustador. (Viajei grandão, né?).
Pensei tanta coisa ouvindo essa música e a sua letra, tem alguma coisa que eu não conseguir entender, sabe?

ruvis disse...

Sabe que eu interpretei o titulo de outra forma?
pra mim esse caring é de "se importar" como se fosse to care about it is creppy entendeu? afinal se vc se importar com tudo se ferra...
acho que nunca tinha escutado essa música, escutei uma outra que toca no the oc e jurava que era essa.

te amo
beijos

Dam. disse...

Adorei a canção não conhecia... Sim, é verdade temos medo de tantas coisas que nos são essenciais isso é tão bizarro. Adorei seu texto, vc disse tudo a ser dito isso que importa não o tamanho.. Abraço!

kbritovb disse...

vo da uma olhada na letra mas o som não curti não

' Aℓℓɑɳ ɗɑѵiɗ disse...

Gostei do seu post.
Mas esse tipo música não é bem meu estilo...

Nicelle Almeida disse...

Meu acro amigo, vc nunca mais apareceu lá no blog =(
Um forte abraço pra vc.
Adoro os seus textos =)
www.nicellealmeida.blogspot.com

Luis Sapir disse...

Confesso que a melodia não me agrada muito mas a letra começa interessante. A meditação...

Unknown disse...

The shins é uma das melhores bandas que surgiram lá fora nos ultimos tempos!

Unknown disse...

Toda vez que venho e tem algo novo fico sabendo de algo diferente.Parabéns

Postar um comentário