domingo, 20 de março de 2011

The xx - Crystalised


Certas músicas foram feitas para todos os ouvidos. Aquela música que é tão equilibrada e tão hipnotizante que é capaz de agradar qualquer um, com poucas exceções. Elas são raras, é verdade, mas existem meus caros amigos, e CRYSTALISED do The xx está aí para não me deixar mentir.

Mas antes, quem são The xx (pronuncia-se écs écs)? São um trio britânico que lançou seu primeiro álbum em 2009 (na época ainda um quarteto), o que os fazem a banda mais "nova" a ser comentada no blog. Com certeza uma grande honra para a banda, certo? Bem próximo à honra de ter sido a banda mais hypada e badalada de 2009, de seu album "xx" ter sido premiado como "melhor album" por diversas instituições (além de ter ganho o selo platina pelas vendas e ter entrado nas listas de melhores albuns do ano, da década, dos últimos tempos), e por fim, de terem tocado nos principais festivais de músicas nos últimos dois anos. Pouca coisa para se orgulhar, não é mesmo?

Não é para menos. The xx chegou quietinho e conquistou o mundo com suas composições lindas. E quando eu digo "quietinho", é bem quietinho mesmo. O jornalista Lúcio Ribeiro diz que The xx criou uma "revolução do silêncio", com músicas baseadas em pouquíssimo barulho, apenas uma melodia minimamente manipulada eletronicamente, que é como o som do baixo, feito para ser sentido. Some isso à famosa troca de voz entre um homem e uma mulher, que funcionou já em diversas bandas, e provavelmente sempre funcionará, desde que as vozes se encaixem e criem o contraste entre o grave e o agudo que muito agrada. E nas canções do The xx as vozes são valorizadas, ganham mais força, por mais que às vezes elas sejam simplesmente sussuradas.

É difícil dizer que alguma música do The xx é melhor do que a outra. O primeiro álbum é formado de poucas, porém, fantásticas canções. Apenas escolhi Crystalised para vocês por se encaixar no padrão descrito no início do post, ser a música que tem o poder de agradar a todo mundo. Sempre que alguém pede uma recomendação de música assim, na lata, logo indico essa, porque nunca vi alguém torcer o nariz após ouvi-la. E ainda corro o risco de encontrar a pessoa alguns dias depois cantarolando o refrão de Crystalised, que é nada menos do que a dupla repetindo sensualmente a frase "aaaaaaah".

____

ps1: fico feliz que a maioria das pessoas já conhecia Roxette e, de alguma forma, relembraram do passado com meu último post.
ps2: no começo do post falei "todos os ouvidos". é o nome de um blog. um excelente blog. acessem: http://todososouvidos.blogspot.com/
ps3: recomendação nº 50 \o/ dedico à minha amiga Mirella :)

12 comentários:

Rúvila Magalhães disse...

Oi amor!
Que fofa essa sua dedicatória à Mi :D ela vai gostar muito porque o texto tá ótimo, faz justiça à The XX, que é demais e conheci graças à você que anda sempre antenado as novidades musicais hahah

te amoo
Beijos

Ítalo Richard disse...

Olá amigo Pozzi, como estás??
Resolvi fazer um arrastão hoje por aqui, lendo tudo e fazendo alguns comentários por aí, tenho andado meio displicente com meu blog, mas estou retomando aos poucos.

Sobre essa postagem não poderia haver surpresa maior, não conhecia a banda e estou extremamente encantado. Eles são muito sedutores, envolventes e tem uma música que cativa, cantam com uma super naturalidade que impressiona, não é à-toa que eles ganharam tantos prémios. Esse ar contido nos vocais e no rítmo, esse pouquíssimo barulho é muito bom, nos trás para perto da música, e a voz dessa menina...avi, que beleza, hein?! Voei!!

grande abraço, e obrigado pela citação e indicação carinhosa ao Todos os Ouvidos.

www.todososouvidos.blogspot.com
I.R

Truco ladrão disse...

muito boa..
vlw, curti demais

Barbara Nonato disse...

Gostei da tua colocação: algumas músicas foram feitas para todos os ouvidos! Isso é perfeito, pois retrata a possibilidade de abrangência do som. Triste é ver que muitos insistem em dedicarem-se à músicas ruins e enaltecer artistas que não merecem tanto... Mas talvez isso se altere algum dia (tomara!!!).
Me lembro de já ter ouvido Crystalised, realmente, ouvindo agora de novo é perfeita. Uma música que deveria ser destaca em todas as instâncias e de todas as formas.
Sobre o Blog do Ítalo, é mesmo sensacional e merece todo reconhecimento!
Até, Gabriel.

Olavo Marques disse...

Adoro seu blog! É fantastico! Tou te seguindo!

Por favor, siga meu blog:

http://questoesdefutebol.blogspot.com/

Abraço!

CAMILA de Araujo disse...

Não curti muito essa banda da primeira vez que ouvi. Provavelmente muitas fãzinhas de crepusculo e do robert gaytisson devem gostar, afinal, ele já declarou que The xx é uma das preferidas dele.

O trote foi tranquilo e divertido HAHAHAHA os veteranos respeitaram quem não queria participar, mas eu participei, me colocaram numa cadeira na frente da sala, depois numa praça perto da facul ganhei uma ovada, fui pintada e tive que colocar o sutiã ao contrário e ainda pedir dinheiro na rua HAHAHAHAHAHAH corri atras de ônibus, táxista, fui mega simpática e eu 1 hora consegui 30 reais, precisava dar 70 pros veteranos, mas como tinha levado 50 de casa foi tranquilo!

http://papel40kg.blogspot.com/
(antigo TEORIA DO PLAYMOBIL)

♥ Evelin Pinheiro ♥ disse...

Olá!
Essa música é perfeita! Não conhecia a profundo a banda, mas a música encantou meus ouvidos...

Sobre Roxette, banda da minha adolescencia, umas das que mais amo. Conheço quase todas as músicas (as mais antigas. Pena que não esteja mais tanto em evidência como antes...boas bandas as vezes perdem a vez...

Passa lá no meu blog!
Abraços!*-*
http://evesimplesassim.blogspot.com/

Claudia Alves disse...

As raras músicas que agradam a todos os ouvidos, elas são encantadoras, não enjoam e são sempre muito gostosas de ouvir.
Essa música que você indicou é linda mesmo e não tenho dúvidas que agrada a muitas pessoas.
Parabéns pelo post, gostei muito.
Obrigada por visitar meu blog!
http://www.claudiaalvesinteriores.blogspot.com/

Danilo Castro disse...

Pozzi, massa ver um blog assim, bem cuidado, bem organizado e especializado... São esses blogs que precisam de mais espaço porque tem muito blog por aí gerando conteúdo descartável. Trabalhemos! Sorte! Vou ouvir sua indicação.

Sara disse...

Ameeeei The XX, não conhecia, muito boa a indicação
E estou viciadaaaaaa na música =)

Ique in Vogue disse...

pra mim, dançarino, é ótima para uma coreografia.


acho esse som um alívio para o excesso de música eletrônica pesada de hoje em dia

Unknown disse...

Bons mesmo!!

Postar um comentário