terça-feira, 31 de maio de 2011

Radiohead - Faust Arp


Muita gente que conhece pouco Radiohead acredita que todas suas músicas são repletas de complexidade e efeitos manipulados, o que torna quase impossível reproduzir uma canção deles, seja com uma banda ou sozinho. Hoje estou aqui para mudar a opinião dessas pessoas.

Em verdade, os dois primeiros álbuns da banda (Pablo Honey e The Bends) já são coletâneas de um Radiohead mais simplista. Guitarra, baixo, bateria, violão, a voz de Thom Yorke. Radiohead era uma boa banda de rock, mas não foram esses álbuns que fizeram seu nome. Claro, vale à pena ouvi-los, The Bends é um dos meus favoritos, e no blog temos um clássico do Pablito: Creep. Então você deve pensar "ok, mas sendo o início de carreira da banda, nada mais esperado do que fórmulas simples que a banda "abandonou" conforme foi adquirindo maturidade, sim?". Não exatamente. É óbvio que a partir do Ok Computer a banda foi se entregando aos elementos eletrônicos e foi adquirindo outras sonoridades mais difíceis, principalmente após o Kid A, chegando a um álbum praticamente de Dubstep, que foi esse último, o Kings of Limbs. No entanto, há canções simples e inspiradas nesses últimos álbuns também. No exemplo de hoje, a música FAUST ARP.

Faust Arp é do penúltimo álbum da banda, o já comentado aqui centenas de vezes, IN RAINBOWS. Lançado em 2008, aonde alguém pode pensar que a banda estava entregue à esses elementos eletrônicos e às canções irreproduzíveis. Mas então, dê play em Faust Arp. Um dedilhado de violão. Ou melhor, dois minutos de um belo dedilhado de violão. E Thom Yorke cantando por cima a aflição de estar preso a algo que ele não consegue mais aguentar. Quer mais simplicidade que isso? Não estou falando que é uma música fácil de tocar, veja bem, Elliott Smith praticamente só tinha músicas simples de violão e quem consegue tocar Elliott Smith é um gênio. Só estou dizendo que Faust Arp derruba muita gente que não imagina Radiohead fazendo uma música desse tipo, que provavelmente só tinha Fake Plastic Trees como exemplo.

A letra de Faust Arp fala sobre alguém que vive uma rotina ou um relacionamento que não está indo bem. Ele tenta prosseguir com essa vida ou pessoa, mas as coisas não estão dando certo, então procura uma saída para essa situação. Não é uma letra fácil, eu mesmo não compreendi se ele quer sair do trabalho, do país, da vida, ou de um casamento que seja. Se alguém quiser me ajudar, a letra está aqui.

E aí, gostou dessa face do Radiohead? Na minha opinião...... eu preciso mesmo falar a minha opinião?

12 comentários:

Mateus disse...

Muito boa a música, não conhecia a banda. Pra falar a verdade, a maioria das bandas que você posta aqui eu não conhecia. Mas descobri ótimas aqui.
E essa música é bem simples, suave. Gostei!

outro lado disse...

muito bom, adorei!!

Rúvila Magalhães disse...

Amor, que música gostosinha :) nunca tinha escutado! É bem unplugged né? O Kurt Cobain faria um cover hahah

beeeijos
te amo <3

Nuti disse...

Radiohead tem cara de banda que faz música pra domingo de manhã... mas não se deve analisar uma obra musical dessa forma!
Radiohead é essa diferença que os torna uma boa banda!
_____________________________________
http://alteregodonuti.blogspot.com/

Anônimo disse...

neat blog mmmm

Ricardo disse...

Gosto de Radiohead, apesar de não conhecer muiot sobre a banda
E veja só, aconteceu como voce disse: eu sabia apenas de poucos exemplos desse Radiohead simples, um deles era Fake Plastic Trees, e agora eu conheci mais uma bela canção de violão deles, valeu!

Igor disse...

acho que o "quê" dessa fuga que você comentou está a critério do ouvinte: quem quiser interpreta do jeito que melhor lhe convem.

Cara, por que você não faz um post sobre uma música da banda CAROLINA LIAR? Acho mto legal, talvez um pouco pop rock pro seu estilo, mas vc vai gostar.

Rart og Grotesk disse...

acho que todas as bandas tem vários tipos de faces que podem ser passadas, mas nunca tinha pensado em Radiohead nesse "ângulo".
bom fim de semana!
http://artegrotesca.blogspot.com

Wikeanime disse...

:x tambem nunca tinha escutado essa musica... bem tranquila XD ateh q eh legal :1 tambem nao conhecia a banda O.o me senti totalmente sem cultura.... u.u mas enfim
seguindoo blog
segue ae tbm
www.wikeanime.blogspot.com

Bog do Jajá disse...

ótimo blog é sempre bom curti uma boa música...ótimo blog estou seguindo segue os meus:

www.jaylsonbatysta.blogspot.com

www.simplesmentejaja.blogspot.com

agradeço!

Anônimo disse...

Essa é uma das melhores deles, uma das que eu mais escuto.

Luís Paz disse...

Gosto da maior parte das bandas listadas *-*
muito phoda hein

to te seguindo, segue de volta?

www.luliskd.blogspot.com

Postar um comentário