terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Last.fm - Os Melhores de 2011

Eu tenho um vício por estatísticas. Ainda mais de coisas que eu gosto, como música. Por isso o Last.fm caiu como uma luva pra mim, site que uso há mais de 3 anos!
O Last.fm não está me patrocinando, mas preciso falar bem deles: o site se baseia em um plugin chamado "scrobbling", onde todas as músicas que você escuta no seu pc são registradas no seu perfil. Nele temos estatísticas sobre tudo o que você ouve (exemplo: eu tenho 2115 execuções do Radiohead, sendo que a música deles que mais ouvi foi Nude, com 131 execuções), além de recomendar bandas baseado no seu gosto, ter rádio online, perfis com informações sobre todas as bandas, etc, etc.

O que importa é que, tendo o controle dos números sobre o que todas as pessoas ouviram no ano, eles tem o poder de criar uma lista baseado não em um gosto pessoal de alguém, mas nas estatisticas arquivadas no site. E se você pensa que apenas o mundo pop teria ingresso a uma lista desse tipo, você está enganado! Trago aqui alguns comentários sobre a tal lista dos melhores de 2011 formulada no site, visando obviamente a galera indiezinha bacana que aparece por aqui no Song Sweet Song!


~~ INTRUSO NO PÓDIO
Certo, vocês notarão que muitas bandas "do nosso time" pipocaram na lista, mas não teve como tirar o pódio das grandes cantoras pops! Pelo menos o primeiro lugar fechou com Adele, que se vocês se lembram, na minha lista de melhores de 2011 apareceu em 4º lugar. O segundo fechou com Lady Gaga, infelizmente sem surpresas até esse momento, até que chegamos no terceiro lugar e temos quem? Quem? FOSTER THE PEOPLE! Na frente de Britney Spears e todas outras celebridades pops que você possa imaginar! Pra uma banda toda hipster, que lançou seu primeiro álbum ano passado, ser a terceira mais ouvida é um feito e tanto. Se bem que, analisando todos os feitos dessa banda em um ano só, o bronze fica até pequeno. Participação nos maiores festivais do mundo, música tocando em todas as rádios inglesas e americanas, reconhecimento de grandes artistas, escolhida como dona da melhor música do ano pelo conceituado blog Song Sweet Song... (há)

Foster the People, 3º lugar


~~ MEUS ESCOLHIDOS
No post passado vocês viram minha lista, então fui à caça entre as semelhanças dos meus escolhidos com o que apareceu no best of do Last.fm. Logo de cara temos o Foo Fighters aparecendo em 8º e a melhor banda do mundo, Radiohead (rs), aparecendo em 9º. Ótimas aparições. Ainda no top 20 temos Coldplay (13º) e - olha quem cresceu - Bon Iver (15º)!! Death Cab for Cutie já não teve o mesmo reconhecimento que esses quatro, ficando apenas em 46º. Mas ainda assim, se saiu bem melhor que Cold War Kids, que não apareceu entre os 100 melhores do ano :(
Tudo bem CWK, vocês ainda tem a primeira posição aqui no meu blog :(

Foo Fighters, 8º lugar

~~ SURPRESA!!!
A maior surpresa da lista fica sem dúvida com o bronze do Foster the People, mas temos outros destaques desse tipo aparecendo. Por exemplo, Fleet Foxes quase entre as dez melhores, com um honroso 12º. E o que dizer do Beach Boys, banda lendária da década de 60, surgindo em 41º? Logo em seguida outra banda antiga que já falei aqui no blog, a qual eu fui no seu ótimo show ano passado: Roxette (42º)! Por fim, tivemos a fofa da Feist aparecendo em 82º. A posição é baixa, mas os fãs da Feist sabem o quanto ela é boa e mesmo assim não recebe o devido reconhecimento...

Fleet Foxes, 12º lugar

~~ NOSSO TIME
Alguns nomes bonitos que se destacaram nessa lista, os quais já apareceram nesse blog, ou vão aparecer esse ano: The Strokes (7º), Incubus (14º), James Blake (16º), The Vaccines (17º), The Decemberists (26º), White Lies (34º), Arctic Monkeys (35º), Florence + the Machine (37º), Beady Eye (40º), Bjork (43º), Red Hot Chili Peppers (47º), Mogwai (56º), Gorillaz (57º), The Antlers (71º), The Black Keys (79º), Kasabian (84º), The Kooks (94º), The Pains of Being Pure at Heart (100º)

The Strokes, 7º lugar

______________

obs:
1. Podem me adicionar no meu perfil do Last.fm, só avisem que me encontraram pelo blog :)
2. O last.fm registrou mais de 11 bilhões de execuções em 2011, o que fortalece bastante a lista, que você pode encontrar completa clicando aqui!
3. Caso encontrem mais alguma banda na lista que você acha que poderia ser "do nosso time", poste pra mim nos comentários, eu provavelmente nunca a ouvi e ficarei feliz de estar conhecendo mais coisas boas! o/

11 comentários:

Marco disse...

AEW, muito bom, ri pacas com essa de "nosso time" HAUAHUAHAU
Afinal no nosso time só entra banda boa de verdade
Até fico putaço quando vejo essas paradas de Britney Spears na frente de FOo Fighters, mano, até desanima esse mundo
Mas os destaques q vc deu foram bons, isso que importa.
Depois vou olhar com mais calma a lista e vejo se tem mais alguém q pode entrar no nosso time HUAHAUHAUAHU mas pelo que vi por cima, só essas daí mesmo

Abraços Pozzi

Monica Limeira disse...

Gostei muito do seu espaço e da forma como ilustra o cenário musical...também tenho um blog sobre música e li algumas de suas postagens e achei interessante como as pessoas tem idéias e formas de dizer diferentes sobre o mesmo assunto. Achei bárbaro...Parabéns!
Se quiser me visita lá...Seguindo aqui.

Marcel L. disse...

Parabéns pelo blog. Não vou comentar das bandas, meu gosto é diferente. Por exexmplo, nem curto Foo fighters, sou do tempo do Nirvana.

Gabriel disse...

/\ vc sabe que o vocalista do Foo Fighters era do Nirvana, né? lol

Rejane Bruck disse...

Interessante o teu blog: conteúdo e visual, parabéns!
Bandas, em geral, não fazem parte do meu estilo musical mas gostei muito das observações feitas.
Bj e muito sucesso em teu blog!!!!

Rúvila Magalhães disse...

Ri do cara falando que não curte FF pq é da época do Nirvana...

Adorei sua análise, gatinho! Quero ver mais disso por aqui! :)
É injustiça com o Death Cab e a Feist que não acaba mais! Um pouquinho mais de reconhecimento seria ótimo porque eles merecem!
Foster foi bem revelação né? mas entra ano, sai ano e coldplay nunca sai dos 20 primeiros.

Minha last tá com problema na atualização :(

beijos
te amo <3

Anônimo disse...

Can't say enough about this website – its alot better than mine.

Ricardo Araujo disse...

Rapaz, agora que vi que vc nunca escreveu sobre Strokes no seu blog! E olha que é bem a cara das outras bandas daqui!
Se bem que, para mim, um sétimo lugar nunca é inconveniente para um Strokes, mas esse ultimo album não pegou... Não é nada perto do Is THis It (minha opinião)
Foster eu preciso ouvir melhor antes de opinar. Fleet Foxes eu acho foda, apesar de achar que Bon iver merece mais. O que mais? Ah, Foo Fighters, esses mereceram muito, ultimo cd é finissimo, (e veja só, ficou atras de Strokes)
A lista é boa, também gosto de coisas baseadas em estatisticas, e gostei muito dos comentarios

Laís disse...

ouve Deadmau5 dessa lista ;)

Tati disse...

Gabriel, também já usei o Last.fm e realmente achei o máximo. Mas deu algum problema na minha conta e quando fui refazê-la, tinha perdido o tempo da gratuidade e praticamente não consegui conhecer direito os serviços do site. Mas a minha conta, ainda que praticamente inativa, continua lá. É o primeiro lugar de busca para festivais e shows.

E já que falamos dos melhores de 2011, aqui o meu TOP 11 de 2011. O mixtape chama "Aconteceu em 2011". Espero que goste... pelo menos, FooFighters tem na minha lista... e as minhas horas de Radiohead também são dignas de serem contadas. E Nude é linda, linda, linda, linda!

Meu Mixtape: http://grooveshark.com/#!/playlist/Mixtape+Aconteceu+Em+2011/65222585

Moonday Rain disse...

Eu acabei de conhecer o seu blog e não sei o que você chama de 'nosso time' mas eu fiquei procurando algo sobre Green Day e My Chemical Romance. Curte não?
Não gosto dessa supremacia do pop, mas é melhor que o primeiro fique com Adele, aquela ali canta muito mesmo, e derruba vários parâmetros.

Postar um comentário