sábado, 23 de janeiro de 2010

Weezer - Say It Ain't So




Dizem por aí que as aparências enganam. Pra quem viu a banda americana de rock alternativo WEEZER surgir em meados de 1994, só uma coisa deve ter passado pela cabeça destes: “olhem os perdedores que estão subindo no palco”! Caso estejam pensando que é nesse momento que eu contrario a afirmativa acima e digo que River Cuomo e cia não eram perdedores, estão enganados. As próprias músicas produzidas pela banda não negavam a história deles, “nerds” e “losers”. Mas foi justamente por essa nova aparência que surgia no cenário do rock que o Weezer alcançou o sucesso e em pouco tempo viravam os deuses musicais dos nerds.
Um único álbum e o Weezer já era considerado uma das bandas mais promissoras da década de 90. BLUE ALBUM, não é o nome oficial da obra, mas é assim que o trabalho de estréia do Weezer ficou conhecido (devido à capa ter os integrantes posando na frente de um fundo azul). Se me perguntarem, não negarei que esse é o álbum que mais gosto do Weezer, e mesmo depois de mais seis produções, nada parece ter superado a estréia fenomenal desse esquisito e adorado trabalho azul.
Caso apareça alguém para dizer que o fato deles serem diferentes e esquisitos não serve como requisito para fazerem sucesso, posso apresentar uma onda de argumentos: Acima de tudo, eles sabiam muito bem unir as coisas. Souberam unir suas influências clássicas de Pixies e Nirvana a um som único, souberam unir rock pesado a batidas leves, produzindo algo agradável e de fácil assimilação, além do fato de que as melodias criavam a atmosfera perfeita para as letras do vocalista Cuomo.
Se não foi argumento o suficiente, dou minha melhor indicação: SAY IT AIN’T SO. O terceiro single do Blue Album pode não ter sido o maior sucesso deles, mas é uma das maiores composições que o Weezer fez em toda sua carreira. A guitarra é trabalhada com perfeição, não é destaque apenas no solo encantador, mas é o elemento principal da música, na introdução, na ponte, no refrão, enfim, em todo o som. Quanto à letra, Cuomo fala sobre o dia que encontrou uma garrafa de cerveja na geladeira de casa, que o fez lembrar o episódio de separação de sua mãe com seu pai. Ele acreditava que o fato do pai ser alcoólico fez com que eles se separassem, e isso podia estar ocorrendo novamente, mas com o padrasto.
Garanti que a principal força do Weezer estava na capacidade deles de unirem diversos elementos diferentes entre si. Pois bem, eis a principal fórmula do sucesso da banda: Souberam unir o universo nerd ao universo musical, agradando não só a aqueles que se identificam com as letras, mas também a todos aqueles que curtem uma boa música de rock.

22 comentários:

Lucas Souza dos Santos disse...

pois é,
geralmente o sucesso está em vc sair do convencional e criar o seu próprio estilo

Renan Leal disse...

sou fã desses caras, The Red Album é meu preferido. clássico da atualidade!

Juss disse...

Um amigo me apresentou essa banda dia desse. :D Pra quem curte o estilo é da hora. :D

Byers disse...

Gosto da banda!!!

Quando lançou na epoca eu era beeeem criança, so fui conhecer mesmo la para o ano de 1999... 2000.

Mas ele são os percusssores daquilo que seria chamado de indie.

Pra mim, eu acho pelo menos isso ne rs não sou critico de musica!!!!

MAs o que mas me chama atenção no lance deles eh que eles sao simples! nas canmções e nas atitudes!

massa!

Daani disse...

Eu adoooro seu blog. :) Aprendo sobre algumas das músicas que eu já ouvi (e foram em maioria indicadas por você! Hahuaha).
Já é um arraso :P, mas maaais sucesso pra você aqui, que você merece! Beijos

Byers disse...

Fala Rapaz!

To aqui de volta neste blog, =D

mas agora para falar da Sunshine, é uma revista de poesias e cultura pop onde eu reuno vários amigos blogueiros.

Passa lá no site e dá uma conferida! Conto com vc. ;D

www.revistasunshine.com.br

Pop Is The Answer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pop Is The Answer disse...

Amo Weezer e "Say it ain't so" é realmente a melhor músicas deles. Não amei o último álbum, achei a pegada meio diferente do convencional deles, mas também não se pode jogar fora.

Erich Pontoldio disse...

Não conhecia a banda mas gostei do som ... valeu pela dica

Uriel disse...

já conhecia Weezer, mas da música Beverly Hills, nunca me convenceu ser uma banda realmente boa, mesmo tentando gostar deles não rolou.

Entre bandas nerds, gosto de outras... mas sei lá. Weezer foi pioneiro, de qualquer forma

J. C. David disse...

eles tiveram bastante personalidade...engana mesmo. Mas, sinceramente, também não acho eles a "melhor banda de todos os tempos da última semana." Mas tem qualidade.

Tais Carvalho disse...

Realmete, o som dos caras é ótimo. Quanto a rótulos como "nerd" e tal, eu fico apenas com a boa música, sem preconceitos! Adorei o blog. Já entrou nos preferidos!

Poseidon disse...

Mazah! Finalmente uma banda que eu já conhecia anteriormente ao post! >XD

Eu já escuto weezer há uns bons 14 anos! É realmente uma ótima banda, mas meu primeiro contato com eles foi exclusivamente através das musicas, só fui ver a cara dos figuras uns 4 anos depois e, nossa, realmente total lata de perdedores HEUHEUHEUHEUHE

Mas isso não impediu o sucesso dos caras e apesar de alguns dizerem que ser "diferente" não é garantia de sucesso, convenhamos que eles souberam inovar e explorar um filão muito mal explorado, essa é a verdadeira receita do sucesso...

Outro grupo que fez o mesmo foi o pet shop boys ao compor musicas voltadas ao publico gay, antes disso eram só mais uma banda desconhecida, depois se tornou mundialmente reconhecida!

AH! E quem saiu pra viajar foi o Poseidon, o escritor do blog vai continuar postando durante a ausencia do deus, tu vai entender no proximo post que deve sair no domingo =P

Inez disse...

Não conheço essa banda.
Gabriel concordo plenamente com seu comentário no meu blog, realmente está uma vergonha essa história do ENEM.
Não sei se você viu o comentário acima do seu, tem gente que ainda defende o governo Lulla, na verdade ele nada fez na educação e o que tentou mudar que foi o ENEM deu no que deu né.

Rúvila Magalhães disse...

docinhoo :D
que namorada relaxada, nem veio comentar no ultimo post.
weezer é uma boa banda sim, mas não sou muito fã, vc sabe. quem sabe numa das minhas obscessões ela não apareça como banda favorita da semana, né? hahah
gostei bastante do post, apesar de falar mais da banda q da música ficou bom!
Beiijos
te amo s2

Unknown disse...

Admiro quem tem esta facilidade pra falar de música. Eu não tenho muita paciência não, quer dizer, não para as músicas, mas pra guardar, pesquisar coisas sobre e tal. Gosto de ouvir, um pouco de tudo: clássico, funk, rock (embora hajam poucos bons atualmente), pagode, axe... enfim, cada momento dá pra ouvir alguma coisa; é claro tem músicas e barulhos. Mas o desta banda que vc falou neste post é um dos que eu considero música. Meu irmão é fascinado por músicas estrangeiras, não importa o ritmo ou país... até música russa, croata e polonesa o muleque ouve e eu acabo ouvindo tbm. Aprendi a gostar destas coisas diferentes, e a respeitar as diversidades! Gostei do seu blog por causa desta liberdade q vc tem pra falar um pouco sobre tudo e fazer o leitor conhecer bastantes coisas sobre sobre o mundo musical.
Parabéns!

Mentealternativa SA. disse...

Pow,eu conheço poucas músicas dos caras,mas sei da historia de serem nerds e tal,e as poucas musicas que conheço acho foda,depois de ler esse post vou até procurar mais deles,Bom post,bom texto,bom blog.
retribuindo a visita ao meu blog,e voltarei sempre,abraços!

Diário de um Civil disse...

Acabei ouvindo uma vez pela internet numa rádio americana e me amarrei no som dos caras,mais conheço poucas músicas só as mais conhecidas

Pobre esponja disse...

Gosto um pouco - talvez por conhecê-la pouco.Berverly Hills é 10.

abç
Pobre Esponja

Daniel Silva disse...

fico de cara com os comentários.. a maioria diz "não conheço" ou conhece pouco. que isso, gente.

curto muito o weezer, principalmente a hash pipe.

abraço

Anônimo disse...

Para quem curte, a banda é ótima. Porém, para aqueles (como eu) que não curte esse estilo... humm, não é muito 'interessante'... Mas gostei do vídeo é bom. Parabéns pelo blog, super organizado! =)

Laila Souza disse...

Até ver esse post só conhecia uma música deles,a que tocou no filme Aquamarine,que é uma música super relaxante,dá vontade de puxar alguém e começar a dançar lentamente.Gosto muito desse tipo de música,ora cantada baixinho, ora com uma boa dose de guitarra e bateria.
Acho que vc não atualiza mais o blog,é uma pena :(

Postar um comentário