sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Coldplay - Don't Panic


A primeira música do primeiro álbum! Talvez não seja a primeira música produzida, nem a primeira tocada ao vivo, no entanto, é uma das músicas mais importantes da carreira musical de uma boa banda. Muitas vezes, a primeira música tenta retratar uma identidade para essa banda, além de ser um elemento de atração convidativa para aqueles que ouvem pela primeira vez o som produzido no álbum. Todos sabem o poder que uma porta de entrada bonita e elegante tem ao atrair pessoas a um recinto.
Exemplificando, Guns n’ Roses teve como sua primeira música de seu primeiro álbum a famosíssima Welcome To The Jungle. De alguma forma, essa música retrata como a banda de Axl e Slash pretendia encarar o mundo da música em sua carreira, com guitarras pesadas, gritos agudos, solos maravilhosos.
No entanto, para mim, o maior exemplo de música de abertura seria aquela da banda COLDPLAY, a bem sucedida DON’T PANIC. Do premiado álbum de estréia PARACHUTES, os britânicos do Coldplay trouxeram um som que se opõe àquela forte estréia do supracitado Guns n’ Roses, considerando que Don’t Panic conta com uma guitarra apenas para criar um som de base no início da canção.
Um leve violão, um teclado de apoio e a voz de Chris Martin. Foram os elementos que o Coldplay resolveu usar para trazer ao mundo a música de abertura de Parachutes, que em minha opinião, ainda é o melhor álbum deles. Outros singles desse álbum ganharam mais destaques em rádios e televisões, como Yellow e Trouble, isso é um fato, mas Don’t Panic cumpriu com sua função de retratar um pouco do que seria o Coldplay: músicas calmas, muitas vezes tristes, letras aparentemente superficiais, mas que podem ter significados fortes para pessoas que se identificam com o som, batidas gostosas e viciantes.
Talvez simplicidade seja a palavra que resuma essa música, que originalmente se chamava apenas Panic. Os poucos instrumentos usados, e a letra da mesma deixam isso claro. Seu refrão é embalado pro Chris Martin dizendo “nós vivemos em um belo mundo”, enquanto os outros versos retratam um mundo acabado. Simples, não?
Por fim, se a entrada é um ponto importante para atrair pessoas a um recinto, Coldplay conseguiu com pouca poluição atrair milhões de fãs para sua casa, e pode não ser exatamente porque conseguiu uma boa música de abertura (já que futuros singles se tornaram hits fenomenais ouvidos no mundo todo), mas com certeza para aqueles que gostam de conhecer origens e músicas iniciais de uma banda (como eu), não irão se decepcionar com o nascimento de Coldplay.

17 comentários:

Bárbara Zaghi ! disse...

essa musica tocava no The OC

:X

FabioZen disse...

Belissimo post.Realmente,a primeira canção serve de cartão de visitas.Welcome to the jungle que o diga hahaha!Abrç!

Poseidon disse...

Cara, a musica é ótima, mas o clipe é tosco pra caralho HASUHASUHASUHS E não me refiro ao que se passa nele, mas sim à técnica de animação >XD

Eu tive uma fase bem fã de coldplay, mas nem sabia que tinha sido essa a primeira musica da banda... Eu nem sabia que welcome to the Jungle tinha sido a primeira do Guns HEUHEUHE

É realmente interessante conhecer com que musica bandas que agorasão famosas se lançaram ao mundo da musica, realmente mmto bom o post!

Achei interessante também o nome da musica ter sido "Panic" e depois mudado para "Don't Panic", muda completamente o sentido e até o significado da letra D:

Enfim, mal ai a ausencia e a carencia de posts lá no meu blog, mas eu estava tendo um maldito problema com o wordpress, o negócio é usar o windows live writter D:

Ah e já tem post novo lá xD

Abraço!

Pedro Prado disse...

Hey,

Talvez eles quiseram retratar a inércia do homem em relação as coisas que ele anda fazendo,à destruição que ele causa no mundo!
Na parte em que ele canta:

" 'Cos yeah, everybody here's got somebody to lean on "

Podemos perceber que ele fala ao mesmo tempo que o homem não tem atitude e se segura em alguma coisa pra não poder consertar aquilo que está estragado!!
E no video podemos ver as coisas acabando e no final o planeta explode, mas eles continuam lá!!

=)

Sequelanet disse...

Bom, não sou fã do coldplay, mas eu conhecia essa música!
abs

Rúvila Magalhães disse...

tô triste, não fui a primeira a comentar.

voce devia ter dito que é uma das músicas que voce mais gosta de tocar no violã... :D

te amo.
beijos meu amor.

Unknown disse...

legal a canção...

Byers disse...

=D belo post sobre uma bela banda.

Tudo é tão belo!

Tem ate coments da namorada. hehehe

belo belo belo

;D ah mano tem tirinha nova la no rubens medeyros.

¬¬ fiquei de voltar aqui e comentar mas eu me esqueci to que nem cachorro velho escondendo pao e esquecendo onde que ta.

Unknown disse...

Eu AMO o Coldplay e adoro esse disco deles...realmente minhas prediletas são trouble e yellow...rss..mas tens razão a respeito da primeira música dos albúns...parecei pra pensar nisso agora..rss..agora vou prestar mais atenção..

Erick disse...

Nunca pareo pra ouvir essa banda mais escuto falar muito dela..eu particulamente nao gostei dessa musica, mais vou procurar outras pra vêr se gosto!
abraco sucesso com o BLOG!

Amanda Salvador disse...

curti blog. Adoro o coldPlay

Pobre esponja disse...

Concordo com isso: o primeitro album, tem de revelar uma certa "identidade"; logo, nele, a primeira música tende a ser emblemática.
Legião (Será), por exemplo.
Parabéns pelo post.

abç
Pobre Esponja

Júlio Kyser disse...

"Supracitado"??? hm... tá falando bonito...

Pra uma música de apresentação da banda, eu acho ela bem fraca considerando outras do álbum supracitado [-q] como Shiver e Trouble.
Não q eu não goste, mas acho uma das mais estranhas para a ideia Coldplay.
e adoro o clipe, visão realista...

parabéns pelo texto

Mentealternativa SA. disse...

Salve salve gabriel.
Bom post ae,mas,confesso nao ser um grande fã do estilo musical do coldplay,apesar de respeita-los como bons musicos que são e pela capacidade de estar sempre lançando novos hits de sucesso.Por fim,o texto ficou mto bom msm.
Cara,vc aceitaria parceria entre nossos blogs?Agente conhece bem um o blog do outro,talvez ficasse legal.Aguardo resposta! e cada vez mais sucesso no blog.
Mente Alternativa SA.

Milena Seabra disse...

Bom Post adorei , Apesar de não curti muito mais eles são fera :D Bjs e susseso no blog =*

-

passa aqe ♥

Nick disse...

Gosto muito de Coldplay, as letras e a melodia são estremamente agradáveis. Parabéns pelo blog.

Angélica Nunes disse...

Bah! Adoro Coldplay! Adorei o Post tambem!
Parabens

Postar um comentário