domingo, 29 de agosto de 2010

Pinback - Boo



Por mil vezes já falei nesse blog que uma banda desconhecida não é sinônimo de falta de talento, mesmo que ela já tenha longos anos de carreira em suas costas. Disse isso com Athlete, repeti com Thirteen Senses, e irei dizer uma vez mais para apresentar a maravilhosa banda PINBACK!
Diretamente da California, o Pinback é formado por uma dupla de talentosos músicos: Zack Smith e Rob Crow. E o que mais gosto desses duos indies - e isso fica muito evidente em Pinback - é o jogo de contraste que as duas vozes fazem em alguma canção. Não há segunda voz, ambos adquirem a mesma importância no conjunto da música, e isso não significa que eles cantam os mesmos versos juntos. Em algum momento é Zack que canta (voz mais aguda), em outro é Rob (voz mais grave), e assim ambos vão criando obras musicais muito gostosas e relaxantes de serem ouvidas, algo que poderia se relacionar ao movimento folk, embora Pinback não seja apenas violões.

Na música que apresento hoje a vocês, a lindíssima BOO, temos essa alternância de vozes bem clara, além de uma melodia bem calma e suave que combina perfeitamente com a voz da dupla.
Um tempero a mais para tornar a canção bem interessante é saber que, no início e no fim da música, podemos ouvir uma chamada de rádio. Essa chamada é de 1938, quando Orson Wells anunciou ao vivo em uma estação de rádio que marcianos estavam invadindo a Terra, narrando sua famosíssima ficção, “Guerra dos Mundos”! O próprio nome da música se refere a esse episódio, já que a população não encarou como uma ficção e entrou em desespero, portanto seria uma exclamação de susto, Boo.
Já a letra não tem muita relação com marcianos, Orson Wells, Guerra dos Mundos, o que for. Conta a história de um rapaz que está se afogando no mar e que deseja estar junto com a pessoa que ama, mas não consegue chegar a ela. Algumas pessoas encaram como uma metáfora, de alguém que ama outra pessoa mas não consegue ficar junto a ela. Outras pessoas encaram como uma situação literal, como se a pessoa amada estivesse na “praia” e o rapaz não conseguisse nadar até ela, morrendo, provavelmente. Aí vai da interpretação de cada um, né?
O que o rapaz no mar tem a ver com a chamada de rádio? Nada. Como eu disse, só um tempero a mais!

Enfim, espero que essa belíssima canção sirva para introduzir vocês ao excelente projeto musical dessa dupla. Pinback foi uma das primeiras bandas indies que ouvi, quando mal entendia como funcionava esse mundo lindo da música. E desde lá eu jamais deixei de lado suas canções, e posso garantir que eles tem MUITA coisa boa que vale a pena estar em suas playlists do mp3! :)

--
veja os melhores comentário da semana clicando AQUI e AQUI
(sim, os melhores comentários ganham divulgação especial no meu blog :)

15 comentários:

Pedro Prado disse...

Adoro os desconhecidos, a maioria faz parte dessa classe por não fazer a música da moda, eles são sinceros.
Não vou mentir, não gostei muito dessa música, nem da dupla, achei a voz deles muito "apagada" nessa música, precisei prestar muita atenção pra ouvi-la.


=)

Unknown disse...

o som deles é muito bom!

CAMILA de Araujo disse...

Olá Gabriel, primeiro MUITO, MUITO obrigada MESMO por suas palavras! Todo apoio nesse momento é bem vindo, e esse gesto foi realmente importante pra mim. De verdade! Obrigada mesmo, várias vezes.

E você não esta sendo chato, nem nunca foi, suas palavras sempre me incentivaram e continuam o fazendo a escrever. Então agradeço por isso tbm x)

A batida dessa musica me lembrou mto ' 11/11' do Team Sleep. Procure essa banda, com certeza vc vai gostar.

E obrigada novamente (:

Nicelle Almeida disse...

Vc tem toda a razão em dizer que o desconhecimento de uma banda n quer dizer falta de talento. Concordo plenamente.
Confesso que, até então, n conhecia esta banda. Mas, dei logo o play ao entrar no seu blog e fui ouvindo a canção e lendo o post. O melhor é ir comprovando o que está escrito com o que está sendo ouvido. Muito bom post e indicação. Amei o som e vou procurar saber mais a respeito =)
Ah, obrigada pelo prêmio do melhor comentário rsrsrsrsrs amei! hihihihihihi
Me visita amis vezes, ta? Ficarei mto feliz.
Até a próxima =)
www.nicellealmeida.blogspot.com

Blog do Sybão! disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mateus disse...

Achei a música muito relaxante.
Há tantas bandas boas que a mídia não divulga. Você faz um bom trabalho divulgando-as aqui.

Neuro-Musical disse...

O som é calmo, bem gostoso de ouvir. Curti a banda. Interessante... Sua descrição foi bem fiel!

http://cerebro-musical.blogspot.com

Victor Von Serran disse...

Passando aqui pra renovar minha playlist...
quando puder da uma passada lá !seus ultimos comentarios foram muito pertinentes.
abraço

Rart og Grotesk disse...

verdade, só por que uma banda nao é conhecida, nao quer dizer que nao seja boa, pelo contrario, tem bandas desconhecidas ae que são bem melhores que tanta tranqueira famosa por ae...
eu amo caçar bandas desconhecidas, ate coloco algumas no meu blog, com temas de vampiros, se quiser conhecer http;//artegrotesca.blogspot.com
bjus

Ruvis disse...

conheci pinback atraves de voce, e juntando esse post com o anterior devo dizer q adoro a versao acustica de Penelope...
Bom, esse post foi ótimo pq voce fez o q eu adoro q é contar a história da música e talz, curti muito, agora toda vez que eu ouvir o december album vou lembrar desse post, amor.
seu blog tá um sucesso, se vc pintar o cabelo de azul ganha um programa na mtv! hahaha

te amo, gatão.

' Aℓℓɑɳ ɗɑѵiɗ disse...

Muito massa esse som....

indivídua disse...

oi. estou te indicando ao selo " se seu blog fosse uma música". é só passar no meu, copiar a imagem do selo e indicar mais uns 3 blogues. Abraço

Blog do Sybão! disse...

Eu lembro de ter visto o clipe! Realmente a música é relaxante *-*

Elisa Macedo disse...

Concordo com você, nem toda banda que não é muito conhecida é porque é de má qualidade, pelo contrário, tem umas que são conhecidas por não agradarem tanto ao público (para não menospresar o trabalho alheio). Legal sua postagem, vou dar um pulo na postagem abaixo pois vi algo sobre life house e eu gosto muito. comento lá também ta?
visite
http://lisems.blogspot.com/

Victor disse...

Concordo contigo, conheço várias 'bandas de garagem' do exterior que são ótimas.

[]'s

Postar um comentário