quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Coldplay - Yellow


Look how they shine for yoooooooou....

Da última vez que falei de Coldplay discuti sobre um certo dilema, ou as pessoas amam ou odeiam Coldplay. Até que fui bem surpreendido por um bom número de quem dizia ser indiferente, e entre amar e odiar, mais pessoas ficaram do lado positivo pra banda de Chris Martin. Apesar de ter sido o post mais comentado e um dos mais visualizados do blog (o "mais-mais" é First Time, do Lifehouse), hoje não vamos falar sobre esse assunto e vamos retomar o primeiro post, aonde eu falei sobre a origem do Coldplay, e a primeira música do primeiro álbum. Caso alguém tenha lido, deve lembrar que eu falei sobre como Coldplay produzia canções incrivelmente simples e ótimas. Tentando seguir uma cronologia para a banda, hoje vamos comentar sobre o primeiro hit deles, a querida YELLOW.
Segundo single da história do Coldplay (seguido de Shiver), Yellow tem força até hoje. Nos shows da banda, costuma ser um ponto alto, um pouco por causa das bolas infláveis que são liberadas no meio do público, mas muito porque é uma canção marcante. Seguindo a linha do post sobre o Don't Panic, Yellow também é extremamente simplista; a letra é a básica de amor: "as estrelas brilham para você", "eu escrevi essa canção para você", "você sabe que eu te amo muito", [...]. Para muitos é um ponto negativo, uma falta de originalidade, um motivo para crítica. Mas na minha concepção, às vezes quando abrimos nossos sentimentos para quem nós gostamos, podemos até enfeitar, falar palavras bonitas, criar metáforas, mas tudo o que queremos dizer é "por você eu daria minha vida", e esse é o ponto de Chris Martin, deixar de lado qualquer subliminaridade e dizer "eu gosto de você". Ponto.

Yellow tem uma base acústica de um violão que introduz a música e cresce em momentos chaves, enquanto uma guitarra surge para dar um fôlego na música que tem energia, vida própria e potencial trilha para um bobo-apaixonado. Por que se chama Yellow? As teorias são muitas, mas se vale o que o compositor falou, quando estava criando a música Chris encontrou uma lista telefônica no estúdio chamada "Yellow Pages" e resolveu roubar a palavra para a composição. Ainda disse que a canção poderia se chamar até mesmo "Playboy", caso fosse essa a revista que tivesse encontrado.
Eu pagaria pra ver.

17 comentários:

indivídua disse...

Yellow é querida mesmo... Boa para se ouvir enquanto caminha

Rúvila disse...

Amoor, adorei o post, você contou a história da música, fez sua interpretação e a história do nome foi ótima! e você "mimimi o post tá ruim mimimi" tá com a auto-estima pior que a minha, gatinho.
Yellow passou a ser uma das minhas favoritas do Coldplay, vem logo atrás de Fix you que é a number one. Seeempre lembro das imagens do show lindo.

te amo
beeeijos gatinho

Junior disse...

Nunca gostei muito de coldplay, acho muito alternativo, gosto de rock mais sujo, mas essa musica ai deles é boa, é uma das que eu curto deles, e the cientist

é uma banda boa apesar de eu não curti muito o som deles


comenta la no meu

http://atordoadojr.blogspot.com/

valeu

Luci disse...

Tbm não amo, nem odeio, gosto do Coldplay. Em especial do Chris Martin, acho que ele tem uma boa cabeça.
Já a música Yellow é indiscutivelmente uma das melhores dos últimos tempos.
Parabéns pelo blog, ele é muito interessante.
http://vivaiona.blogspot.com/

Daani disse...

Olha, eu também sou indiferente a Coldplay. Adoro algumas músicas, mas são poucas, hahaha. Adoro suas "reviews" sobre música, Pozzi! :) Beijos!

CAMILA de Araujo disse...

Apesar de achar que o coldplay só faz música igual(embora eles tenham inovado com o Viva La Vida), eu curto algumas musicas dele, e que saudade me deu de ouvir esses dias!
Adoro Yellow, Cientist, Clocks, Viva La Vida, Violet Hill e mais algumas outras.

Poxa Gabriel, que chato! mas não desiste não hein rapaz, eu me arrependo de ter perdido a credibilidade com a minha família ao não querer nada com escola e assim não ter coragem de investir num cursinho pra tentar uma publica, embora eu esteja matriculada numa boa faculdade, é aquilo, faculdade particular, onde não se fazem mts amigos, já que as pessoas são mais preocupadas com status. Minhas aulas começam na segunda feira, tô super tensa, ansiosa por começar algo novo, que só vai me beneficiar e tem haver cmg, com o que eu quero, mas confesso que tô morrendo de medo, se sairei bem, se as pessoas vão gostar de mim, se foi a escolha certa e tudo isso piora já que minha família não me apoia. Enfimm...Desabafei aqui mais uma vez xD

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

Unknown disse...

Coldplay vai além, eles sempre lançam letras intensas ao mundo! Sou muito apegada a: Clocks. Gosto demais dessa música. Seu post me fez abrir as pastas da música da banda novamente, esqueço sempre de ouvir música no pc. rs
Tentando seguir.

Perímetro Underground disse...

Eu fiz uma tradução dessa música ano passado em meu curso de inglês,conheço bem a letra.Coldplay realmente nao é das minhas bandas preferidas,mas admiro e,de certa forma, to sempre acompanhando o trabalho dos caras.Belo texto pozzi,a curiosidade sobre o nome da música foi bem interessante msm.

Abraços,higor (Perímetro Underground)

Thaamy disse...

sou muito suspeita ao comentar, pois sou simplesmente viciada em coldplay, lifehouse.
e escuto sempre essa música.
Gostei da argumentação, e sobre o nome da musica, coisa que fã como eu deveria saber , rs
Se puder dá uma passadinha no meu, tem post novo, rs
Um beijo

http://darkbluedoot.blogspot.com/

Pobre esponja disse...

Essa banda tem uns sons legais, no geral não me chama muita a atenção.
Só não acredito nisso de ou amam ou odeiam, para tudo: pessoas, bandas, etc.
Existem meios termos e sempre são bem vindos.

abç
Pobresponja

kbritovb disse...

não gostei mto
mas da pra ouvir até

Re disse...

Gosto mto do coldplay,minha favorita é viva la vita vasculhei seu blog todo e gostei mto,qto a terra gelada eles são meio frios e serios sim,obrigada pela visita e parabéns pelo blog!!bjkss

Viviane disse...

Mais uma surpresa ao abrir o blog. Estou numa fase de "overdose" de Coldplay o/ Com certeza é uma banda q está na minnha lista de favoritas. Clocks tbm, na lista de músicas favoritas. Mas Don't Panic encabeça ;)
O final do post, como sempre, é a melhor parte heheh

Jeh Pagliai disse...

E tem como não gostar de Coldplay?
E tem como não achar Yellow lindaa?

ACHO IMPOSSIVEL, rs

Beijinhos, adorei!

Ps: Gosta de Muse? Acho que lembra bastante...rs

---
www.jehjeh.com

Diego S. Lima disse...

Eu viajoo escutando Coldplay...
A Rush of Blood to the Head é um dos melhores albúns desse século..sem exageros
Curti o blog...

http://oirlandes.blogspot.com/

Aleffe Gama disse...

Gosto muito de Cold Play, gostaria de ver a banda tocar no Rock In Rio.
Curti o seu Blog.

Bruna Peres disse...

Coldplay é uma boa banda, e 'Yellow' é realmente linda!

Ficou ótimo esse post Gabriel, parabéns!

=D

Postar um comentário