segunda-feira, 11 de abril de 2011

Death Cab for Cutie - GrapeVine Fires


Eu já falei de muitas músicas tristes aqui no blog. Mas de clipe triste, essa é a primeira vez!

A propósito, essa é a primeira vez que vou comentar um clipe aqui. Pra você que não quer assistir, pode apenas ouvir a música e acompanhar o post como sempre, mas tenho certeza que caso assista o clipe irá adorá-lo, e provavelmente irá se emocionar ou se comover com ele!

Irei falar sobre a música GRAPEVINE FIRES, da banda muito-bem-falada nesse blog, DEATH CAB FOR CUTIE. Grapevine Fires possui uma combinação linda entre o teclado e a bateria, e a triste guitarra trilha perfeitamente o clima melancólico do clipe - uma animação muito bem feita, recurso muito usado nessas peças. O personagem principal se depara com sua cidade (um campo com casinhas humildes) literalmente queimando. Incêndio. Fogo por toda a parte. Como a animação é bem sutil (mistura de recortes com desenho), a imagem não é agressiva, é melancólica mesmo. O garoto entra na sua casa e os pais, arrumando desesperadamente as coisas para fugir, pedem para o filho que encontrem seu irmão, que saiu com a namorada. O garoto e seu cachorro saem à procura, passando por famílias que tentavam sair da cidade - alguns se preocupando com objetos materiais, alguns com recordações e memórias que seriam perdidas. Com 1:12 de vídeo podemos ver inclusive o próprio Death Cab se preparando para fugir em uma van. \o/
Para não estragar a surpresa, assistam o vídeo e vejam o fim dessa saga. Todo o sentimentalismo da banda e da música conseguiram ser transmitidos com perfeição nessa animação, que pode ser vista superficialmente como uma família fugindo de uma cidade imersa no caos, mas profundamente o clipe de Grapevine Fires mostra como as pessoas podem lidar com as perdas - sejam elas materiais, de recordações ou de vidas.

E então, você que assistiu o clipe, emocionou-se também? Eu já assisti um milhão de vezes e sempre fico paralisado quando o clipe acaba! haha É como aqueles belos filmes que te deixam sem fôlego e com vontade de abraçar alguém, ou melhor, como aquelas belas canções que te transportam para outros universos e te inspiram a viver.

_____
ps: vocês acham que eu deveria analisar mais clipes? diz aí nos comentários ;)

15 comentários:

Samara Felipe disse...

Lindo de se ver e de se ouvir. A animação é bem sutil, com traços infantilizados, dando equilíbrio ao tema "perdas e danos", tornando-o poético, visando a reflexão.

A melhor parte, na minha opinião, é a do confronto de ideias que se tem de perda. A TV que o pai tanto ama é salva, enquanto da namorada, talvez mais amada, só restam as recordações e as lágrimas. Daí as perguntas: Como lidamos com as perdas? Será que o pai se sentiria tão triste a ponto de chorar se tivesse perdido sua TV no incêndio? Se a TV estava segura dentro de casa, porque não guardamos tudo que amamos em lugares seguros? Porque às vezes parece que guardar no coração não é suficiente.



Ótimo post, Gabriel! Como sempre! Amo seu blog! ♥

Luzz* disse...

aiii
nem me fala estou super emocionada !!!
nossa me lembro como se fosse hoje quando achei seu blog!!
gostei muito e pedi para ser meu seguidor!!
kkkk
obrigada graças a vc tambem que meu baby esta vivo!!
e espero que ele com 1 ano ele esteja bem popular!!
bjão da luita e obrigada por seguir!!

Carolina Stamboni disse...

Death Cab For Cutie é uma banda maravilhosa e super melancólica...
Mais para ser sincera eu não conhecia essa música e o clipe tb não.
Muito bom, realmente mexeu muito comigo.
adorei seu blog.
bJ

Rúvila Magalhães disse...

Amooor <3
Esse clipe vai pra minha lista dos 10 favoritos!
É lindo demais, combina com a melancolia da música, tudo lindo, no final me dá uma vontade de chorar que só. Death Cab arrasa, seeeempre!
Adorei a relação que você fez entre o clipe e a música, faça mais disso! :)

te amo, amor!
beijos

Rúvila Magalhães disse...

Ps: apesar de ter visto esse clipe 289487589 vezes não tinha reparado no Death cab fugindo hahah!

Habib Sarquis disse...

Clipe sensacional.

http://boomnaweb.blogspot.com/

CAMILA de Araujo disse...

Novamente Death Cabe por aqui *-*
Como curto, adoro quando você escreve sobre eles..Alias, foi através de 1 post no seu blog que comecei a curtir e fui baixar as paradas depois.

Obrigada pelo conselho, no momento não estou apaixonada por ngm. Acabei de resolver uma situação que estava se arrastando por mais de um ano e estava me fazendo mto mal, me sinto mais leve agora podendo utilizar o espaço que outrora ocupava em mim por algo mal resolvido com outras coisas.

Eu conheci o Mariano num show em 2007 por acaso. Havia ido assistir o show de uma outra banda. Adorei, sou fã desde então e do jeito que sou, fui garimpar e buscar mais sobre ele, inclusive fiz uma resenha sobre o CD que saiu ano passado dele. Alice Sant'anna, apadrinhada pelo grande poeta da geração marginal, Chacal, é conhecida no mainstream poético e tecladista da banda do Mariano, tbm poeta.

http://papel40kg.blogspot.com/

mulherices disse...

Apesar de triste, LINDO o clipe. Muito criativo e emocionante. Gostei muito.

Claudia Alves disse...

Que lindinho o clipe, bem feitinho.
Sutil e muito emocionante a história contida nele.
É bem triste mesmo, me emocionei com o fim também.
Gostei muito da animação, tem tudo a ver com a música.
Acho que você deveria sim comentar mais clipes, se você gostar.
http://www.claudiaalvesinteriores.blogspot.com/

Lou Marciano James disse...

Salve!
Sou apreciador de sons minimalistas, onde o menos é mais. Onde o que se nota é o arranjo e não a super-produção. São coisas assim que procuro na web.
Belo e singelo post.
Abrçs.

Duzioo disse...

muito legal o clip ^^
seguindoo blog... segue aê tbm
www.wikeanime.blogspot.com

Bruno disse...

Gostei muito do clipe, ainda mais na hora em que a foto não diz respeito ao que aconteceu. Mostra como as lembranças não dizem respeito apenas a fatos. E a vida, soberana, nos tira do lugar e por vezes pouco podemos fazer. Sei lá, gostei e tbm fiquei afetado por ele. A música tbm é ótima. Combinação perfeita. Tem clipes que valem a pena, deve fazer isso novamente...

http://costabbade.blogspot.com/

Luana disse...

que lindoooo, choreiii
death cab for cutie ♥♥♥

Viviane disse...

Essa é uma das minhas favoritas deles x)

Pedrinho disse...

que massa véi, eu to meio sensivel, só não chorei porque sou muito machista.

Postar um comentário