segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Athlete - Wires


Não é preciso ser sociólogo para notar que o comportamento de muita gente busca sempre a popularidade. Seja na escola, no trabalho, em alguma festa, ser conhecido e popular entre as pessoas se torna o sonho de uma porção de pessoas, que tentam atrair essa popularidade a qualquer custo, passando a impressão de que para alguém ser bem sucedido, precisa ser conhecido por todos.
No mundo da música aprendemos o quanto essa linha de pensamento é equivocada. Tal como nem sempre os artistas mais ouvidos e discutidos pela mídia são os mais agradáveis aos ouvidos, podemos encontrar entre os artistas desconhecidos verdadeiros tesouros musicais, obras perfeitamente trabalhadas, com a harmonia perfeita entre composição e canção, como uma boa música deve ser.
Se me perguntarem qual meu álbum preferido de música não terei dúvida ao responder: TOURIST, da banda indie ATHLETE. O quarteto inglês formado em 1999 já tem quatro álbuns nas costas com refinadas obras de piano-rock e rock alternativo no geral. Tourist foi o segundo trabalho da banda lançado em 2005, e como abre alas trouxe o fantástico single WIRES.
Wires é aquela música que sensibiliza até os mais fortes, fazendo aquelas pessoas que se entregam facilmente à emoção derramarem lágrimas ao som do teclado que embala a canção. A melodia e a letra trazem uma triste melancolia que juntas trabalham como uma voz na consciência de quem ouve e aprecia o som que lhe faz exclamar “que bela música”. Embora a banda goste de falar de amor, Wires foi escrita pelo vocalista Joel Pott para seu filho que nasceu prematuro, falando sobre a primeira noite de vida desse, e da esperança do pai de ver o filho bem de saúde: "You got wires, going in / You got wires, coming out of your skin”; “I see it in your eyes /You'll be alright”. Iniciei este blog falando desta música do Athlete não em vão: Wires é uma das músicas mais bonitas que já ouvi desde que me conheço como gente.
Athlete é mais um excelente argumento que prova que o reconhecimento não dita se uma banda é boa ou não. De repente nos damos com a sorte de encontrar entre bandas desconhecidas um álbum tão encantador e bonito como Tourist, com músicas perfeitas como Wires, e então temos aquela certeza que o mundo da música não é composto apenas pelos “populares” ou “conhecidos por todos”, mas também por pérolas escondidas como Athlete.

20 comentários:

Rúvila :D disse...

huuum, gostei bastante da idéia de escrever despretenciosamente desse jeito sobre um tema q é hiper carregado, todos querem dar uma opinião sobre música, mas nesse sentido o seu blog se destaca, a sua abordagem é diferente :)

Julia disse...

First night of your life, curled up on your own. Looking at you now, you would never know.

boa sorte com o blog (:

Unknown disse...

Muito bacana esse post! Com certeza tem muitas bandas "desconhecidas" que são maravilhosas! A midia cansa as vezes, pq fica repetindo mto sobre determinados artistas... :S

Diogo de Castro disse...

Não sou do mundo da música, mas conheço um monteeee de gente assim, que quer ser popular até pq como vc mesmo disse em todos os lugares tem alguem querendo ser popular como se isso fosse o mais importante, coitados!


http://100-categoria.blogspot.com/2009/12/conto-aquela-tarde-de-novembro.html

Unknown disse...

nunca ouvi essa banda...mas achei o som calmo tranquilo...para ouvir num dia de chuva...como hj...eee

Antônio Marlos disse...

Tô vendo que esse blog é novo e ele já começou bem! :)
Enquanto a postagem, eu já ouvi muito falar sobre esta banda. Vou baixar umas músicas deles para ver se eu gosto.

Abs.

J. C. David disse...

não sou fã do Athlete, pouco conheço para falar a verdade, porém concordo inteiramente com vc, nem sempre ser mais conhecido ou popular, e isso em todos os sentidos da vida, o faz o melhor, posso citar inumeros exemplos, na vida, na música, futebol, livros...
respectivamente nomes que podem ser citados, Patricinhas, Leonardo, Beckham, Paulo Coelho.

sinceramente, eu sempre passo por blogs, e é dificil encontrar alguém inteligente e que escreve de forma despretenciosa como vc, então me deixaria bem feliz se vc passasse no meu blog e deixa-se um comentário, com certeza iria me ajudar a tirar algumas (leia meu post).

Fabio Christofoli disse...

Pra mim funciona diferente. Acho que a popularidade no mundo da musica é perigosa. QUando mta gente gosta da mesma coisa é de se duvidar se aquilo é bom ou se atende uma necessidade popular. Música jamais deve ser feita para agradar multidões. A boa música deve ser feita de maneira despretenciosa, com alma e envolvimento. O cara quer fazer uma música sobre seu vizinho chato? Que faça, mesmo se achar que este não é um tema popular.

Vou pesquisar sobre a banda, o cartão de visita vai ser a música indicada!

Abraço

MandinhaW disse...

Esse mundo é cheio de aventuras. Tem bandas que não são tão reconhecidas e que tocam muito bem.. vai depender do gosto de cada um... eu por exemplo tento escutar varios atirtas... e nao me prender a um só =]

Parabens pelo blog
Adorei =)

luiza disse...

Gabriel,

Mussimo obrigada pela visita no blog O Guia de Paris. Gostei do teu tb, to vendo q vc acabou de fazer. Eu tb estou no comecinho do meu blog!

Desejo sorte pra gente!!!!

se vc quiser visitar tb tem um outro de humor, se chama www.bobogema.blogspot.com

bjos
luiza

Léo disse...

Cara adorei seu post, estava formulando na minha cabeça um texto que tratasse desse assunto mas você foi tão feliz nas suas palavras que faço de suas palavras minhas tbem.

Musica boa hoje em dia é dificil, a galera faz musica pra se promover como você bem destacou no texto. Não curto muito as musicas de hoje, somente algumas, gosto de musicas antigas que por sinal tem mensagens lindissimas.

Obrigado pelo texto tão agradavel.

me visite

http://eitavidameu.blogspot.com

Rúvila Magalhães disse...

amooor :)

entra nesse blog
http://catalepsiaprodutiva.blogspot.com/

acho q vc vai gostar, é mto bem escrito!

beijos

Unknown disse...

Oi gabriel, que fofo! Muito obrigada pela força! Acho q nos q estamos começando devemos tentar nos unir para darmos uma força mutua!
Inclusive fui no blog da sua namorada tb (a q esta aqui em cima), ela parece mto fofa, inclusive ja postei cum comentario no dela tb!

bjosss
luiza

www.bobogema.blogspot.com
www.oguiadeparis.blogspot.com

Daani disse...

[ Não acredito que eu entrei aqui e não comentei, o.O
Bom, que seja, nunca é tarde :B ]

Adorei o blog, *-* E a música tbm! :D
;*

Júlio Kyser disse...

divulgação espontânea... xD
Parabéns Biel
nesses momentos q eu percebo sua sensibilidade musical e q você tem uma capaciade incrível de escrever de um modo livre e espontâneo [despretencioso [3, 4, perdi a conta...]
boa sorte com o blog

Tatianee disse...

Bom, lendo os comentários li muitas vezes a palavra despretensioso aqui e devo dizer que concordo, muitas vezes não conhecemos o melhor, porque somos induzidos ao senso comum e eu acho que essa "despretensão", este desapego que nos levam a conhecer o melhor das coisas.
Gostei da musica, gostei da banda, gostei do blog.
Parabéns

Adriano Ferreira disse...

uma música bem tocada, é uma música bem ouvida

Anônimo disse...

As pessoas gostamd e chamar atenção, muita gente se acha importante com popularidade, muitos usam isso para promoção pessoal.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.com.br
www.twitter.com/rubenscorreia

Pedro Prado disse...

Heeeeey.....
Muito legal essa música!!
Acabei de olhar a letra dela...


"I see it in your eyes
You'll be alright"

O trecho mais interessante pra mim!!
Hhehehhehe
=)

Rodz Online disse...

Taí mais uma banda que nunca tinha ouvido...porém muito light pro meu gosto...

Postar um comentário