quarta-feira, 5 de maio de 2010

Sigur Rós - Svefn-g-Englar


Alô pessoal, como estão? Espero que bem.
Há alguns posts atrás falei sobre a fantástica banda Sigur Rós, e falei com um pé atrás, supondo que poucos entenderiam a proposta dos músicos islandeses, e que dessa forma seria um post pouco aprovado por vocês, leitores bacanas do meu humilde blog.
No entanto, fui surpreendido; uma pancada de comentários amigáveis e interessantes surgiram, que além de me deixar contente, acabou por me trazer a ideia de comentar alguns comentários.
ANH? Comentar os comentários?
Isso mesmo. Não todos, é claro. Mas aqueles que sem dúvida enriqueceram a ideia de divulgação do post. Então vamos lá.
O Matheus Rego, que tem um interessantíssimo blog sobre filmes (http://boitedufilm.blogspot.com/), fez o favor de me lembrar através de um post dele que Sigur Rós possui um filme [um documentário na verdade] chamado Heima, relatando sobre a tour dos Islandeses em 2006. Claro que o filme é super artístico e tem a trilha inteira produzida pelo Sigur Rós, e para quem gostar da banda, não tenha dúvida que você deva correr atrás desse filme (estou correndo até hoje, kkk).
A senhorita Rúvila, uma moça muito bonita (ainda vou casar com ela, podem ter certeza), dona do blog http://minidesastres.blogspot.com/, lembrou-me que um dia aleatório eu disse para ela que Jonsi, vocalista do Sigur Rós, utiliza sua voz como um instrumento musical, já que de certa forma, está mais preocupado com a sonoridade que seus agudos podem criar, e com a harmonia que sua voz terá com o resto da canção, do que com a letra em si, que deixa como livre interpretação para seus ouvintes. Bem lembrado, mocinha! :)
O nosso amigo que atende pelo pseudônimo de Pobre Esponja (do http://pobresponja.blogspot.com/) não gostou da definição de "estranho" que dei ao Sigur Rós, acrescentando comicamente que estranho são as músicas da Ivete Sangalo, e essas coisas que ouvimos por aqui. Tudo bem, se assim preferirem, vamos chamar Jonsi e seus colegas de excêntricos, porque você irá concordar que eles não são nada convencionais, sim?
Por fim, quero deixar duas frases citadas nos comentários que achei excelentes e complementares ao post.

Da moça-poetisa Niemi (http://universo-in-verso.blogspot.com/): "A arte está na beleza daquilo que não está tão evidente..."

Do sempre sensacional em seus comentários, Italo Richard (www.todososouvidos.blogspot.com): "Gosto de tudo que busca originalidade, sem soar pretensioso e forçado. Sigur Rós me transmitiu essa sensação,e o fato do vocalista ter criado sua própria língua faz com que se crie um mundo a parte (que não é possível a todos), o que é, para mim, totalmente original. Até porque algumas coisas são feitas não para serem entendidas, mas para sentir! E eu senti boas vibrações ao som do Sigur Rós."

Depois de todo esse papo sobre Sigur Rós, deixo minha música preferida deles com vocês. São dez minutos de músicas, mas da última vez que coloquei um vídeo grande assim, ninguém reclamou, até chegaram a apoiar! E sei que quem quiser conferir mais da banda ouvirá pelo menos um trecho de SVEFN-G-ENGLAR, melancólica, bonita, excêntrica (rs), sensacional. Beijos. =*

17 comentários:

Jeh Pagliai disse...

Mesmo conhecendo agora por aqui, ADOREI!

É o estilo de música que gosto...rs
Muito bom mesmo!

Beijinhos

---
www.jehjeh.com

Daniel Silva disse...

haha

interessante a ideia gabriel. fui lá ver o que eu tinha comentado e sei o motivo de eu não estar por aqui nesse post. só coloca quem elogia, pô? assim não dá! :P

abraço

Gabriel Pozzi disse...

Daniel, a ideia não era pegar só quem elogia, mas quem fez um comentário que pudesse enriquecer o post. Repare que o comentário do Esponja era de certa forma negativa, ele não gostou do que eu disse, e eu coloquei pq achei que poderia complementar a minha ideia através do comentário dele =]

abraço

Daniel Senos disse...

Essa música é um absurdo, de tão linda que é. O clipe é magnífico!

disse...

Abri seu blog e dei de cara com coisas que nunca tinha ouvido falar... ja estava desistindo qdo me deparei com Radiohead lá no final... ainda bem.... estava me sentindo uma estranha no ninho.
Mas gosto de chegar a paginas assim e conhecer coisas novas.
Gostei do clip de Sigur Ros. Boas novidades sao sempre bem vindas!!!

Rúvila Magalhães disse...

Ah, minha participação foi melhor hoje! mas ninguém entendeu quem eu sou ¬¬
não vi o vídeo pq tô no serviço, mas em casa vejo! :DD
te amo
beijos

Ítalo Richard disse...

Super bacana esse post, fiquei até sem graça com seu comentário sobre meu comentário e super lisonjeado...rsrsrsrs, mas realmente gostei muito da banda, tanto é que tratei logo de baixar algumas canções. A música deles trasmite uma sensação surreal, singular mesmo. Quanto ao comentário do Pobre Esponja, achei fantástico, se pensarmos desse ponto de vista ele tem toda razão.

Abraço!
www.todososouvidos.blogspot.com

Gutt e Ariane disse...

Retribuindo a visita!

Quer dizer que nunca tinha lido um texto meu hein?! rsrs! Na verdade fiquei um tempo sem postar ano passado, mas esse ano tô sempre lá! Espero que volte e descubra mais sobre meus textos, ficarei feliz em ter seus comentários.

Agora, vamos ao seu blog! Nunca tinha vindo aqui! Eu adoro música e conhecer coisas novas é sempre bom! Já tinha ouvido falar desta banda de leve, mas nunca parado pra ouvir. Eu gostei do som... adoro ouvir coisas assim enquanto escrevo, faz fluir a imaginação! Curti bastante e vou recomendar!

Bjs, Ari

.
http://songsweetsong.blogspot.com/
.

Fábio Salses disse...

Algo etéreo e diferente,mas não poderia deixar assim,lembra da islandesa Bjork que causou estranheza quando surgiu surgiu no cenário pop.Essa banda provavelmente deve ter resgatado a própria historicidade do povo nórdico com seus cânticos e sagas.Diferente mesmo,mas sem deixar de ser agradável.
Cara, estou conhecendo uma nova musicalidade através do belíssimo trabalho que vens apresentando e presenteando os teus visitantes.Parabens!

EM CARNE VIVA X
http://oficinamissoes.blogspot.com/2010/05/em-carne-viva-x.html

UMA SOLIDÃO COLOSSAL!
http://pimentazen.blogspot.com/2010/04/uma-solidao-colossal.html

Marcela Barreto disse...

Oi Gabriel, como vai?

Passe no meu blog, tem um selo para você.

http://memoriaspsicodelicas.blogspot.com

um abraço!

Daniel Silva disse...

e aí, pozzi. o govan de 2006 pra cá vem divulgando os discos que ele gravou neste ano.. o solo (Erotic Cakes) e outro com a banda GPS, com seus colegas de Genesis, mais o tecladista do Spock's Beard.. tá na hora de lançar coisa nova.

abrtaço

Higor disse...

Ola gabriel,confesso nao conhecer a banda.
Assiti o viedo e me interessei bastante,vou procurar o myspace deles por ai,é sempre mto bom ver ideias novas nesse mundo cópias e mais cópias.
Ah vou parar com o mentealternativa,nao ta rolando tempo de colocar coisas novas.volto Qndo der com outro blog e outras propostas!
Mas,ja virei sócio do blog hein!aparecerei sempre haha
abraços Higor (Mentealternativa)

luciana disse...

Oiii , aaa vc se superou no ultimo comentario do meu blog. vaaaaleu aí meenino....
poutz estol na facul e não posso ouvir som aqui na biblioteca ... mais qndo chegar em casa vou dar uma olhada ...coisa ruim não é nunca vi algum som aqui que não curtiC ou pensaC meu esse menino ta dooido .
AHAHAH vaaaleu pelas suas dicas e tudo mais... aprecio pra caramba seus textos tb, acho que nunca comentei isso por aqui...
enfim , é isso caara vou curti e te do um toq depois., RS.


beeijo e até mais.

Niemi Hyyrynen disse...

Oie ! ^^


ahn....nossa, vc replicou o meu coments...rs =/ ahn, não foi tão relvante, tipo, ahn só dise o que eu pensei sobre essa coisa / de a estética de algo ser bonito pq diz justamente o que não está ali, na evidência....

é complicado, só é perceptivel quando vc tira o mundo a sua volta e se concentra de verdade para apreciar a "obra".

sabe/fingimento puro de quem fez a arte e de quem a "deleita" é um troca de.. hum, de simbolos. acho. eu. eu acho.

do resto é intuição.

gostei da idéia dos comentários de comentários!

agora eu vou pq ja fui longe demais neste.

Niemi.

Letícia disse...

boa idéia de comentar os comentários! estou ouvindo a música, estou adorando!!!!

Cristiano Contreiras disse...

Não conhecia essa música, estou providenciando aqui o download!

Anônimo disse...

diferentaço.Legal...

Postar um comentário