terça-feira, 27 de julho de 2010

Coldplay - What If


Coldplay: AME ou ODEIE.

Essa é a situação atual da banda Coldplay, pelo menos no Brasil: de um lado, fãs apaixonados que os defendem com unhas e dentes, e de outro, pessoas que enchem o Coldplay de críticas até o pescoço. Raramente você encontra alguém que diga "por mim tanto faz, sou indiferente ao som deles". Ou Coldplay é emocionante ou é monótono. Ou são talentosos ou são enjoativos. Ou tem músicas lindas ou tem músicas patéticas. A questão é, como uma banda consegue dividir tanto a opinião de quem a ouve para chegar nessa relação entre extremos de amor e ódio?
Para tentar analisar essa situação, temos que voltar ao passado, na época que Coldplay não era ainda uma banda de estádio ou arena. Quando surgiu por volta dos anos 2000 com seu debut "Parachutes" (com músicas excelentes como "Don't Panic"), a banda foi alvo de inúmeras comparações com outras bandas já existentes. Entre elas, Radiohead, e seus fãs não deram chance à ideia de uma possível banda que estava imitando Radiohead estar ganhando espaço no cenário musical. A raiva que se criou naquela época prevalece até hoje, e são raros àqueles que curtem a banda de Thom Yorke e gostam de Coldplay também. É bem provável que essas comparações do passado seja um dos motivos para muitas pessoas do presente não gostarem de Coldplay.
Outro motivo provável é que, infelizmente, muitas pessoas tem um certo preconceito com bandas que fazem canções, como podemos dizer... melosas demais! Não, Coldplay não é apenas "The Scientist" e outras músicas mais melancólicas que todo mundo conhece, mas essas canções que fizeram a fama deles, e por isso são caracterizados por elas. Injusto ou não, a verdade é que o argumento de muita gente para dizer que Coldplay é ruim é que eles fazem canções para pessoas delicadas, sendo bem eufemista.
Enfim, a popularização da banda acabou trazendo uma nova renca de odiadores. Não irei falar sobre síndrome de underground, não hoje, mas todos sabem que existem MUITAS pessoas que, por auto-afirmação ou pseudo-personalidade, criticam bandas boas apenas pelo fato delas serem mais populares. Coldplay se popularizou no mundo com o último álbum, o VIVA LA VIDA, e no Brasil também, após ser trilha de novelas, de seriados, enfim.
Agora, quer um bom argumento para entender o por quê de Coldplay ter incontáveis fãs e admiradores de seu trabalho? É simples. Essas pessoas superaram qualquer comparação sem sentido, desataram-se de preconceitos, não enxergaram a popularidade como um atributo ruim à banda, e enfim se deixaram levar por músicas maravilhosas, como WHAT IF, a música-título de hoje.
Agora eu quero saber a opinião daqueles que acompanham / visitam o blog, com seus argumentos pessoais, é claro: Vocês amam ou odeiam Coldplay?

ps: eu gostaria, sinceramente, de conhecer a pessoa que todo dia entra no meu blog pelo google através das palavras chaves "comentários acerca da música karma police dos radiohead"! Por favor, apresente-se nos comentários! hahaha

25 comentários:

kbritovb disse...

essa música eu não gostei tem duas que eu gosto mas num sei o nome kkk
mas num odeio nem amo apenas escuto

Natália Vitória disse...

Eu definitivamente AMO!!!!!!!!!!!!

Ítalo Richard disse...

Mais uma grande postagem, hein? Eu adoro Coldplay, não sou fanático, mas adoro, inclusive quase fui ao show deles aqui no Brasil esse ano, porém fui impedido por motivos diversos. Voltando a postagem, acho o Coldplay parecido sim com Radiohead, porém com suas particularidades, e gosto disso, não vejo problema algum. Também me incomoda bastante essa coisa das pessoas criticarem a banda só porque estão mais populares e estão figurando no mainstream. Popularidade nem sempre é sinônimo de queda de nível, as vezes é preciso que as coisas realmente boas sejam mais vistas e apreciadas, não ficarem restrita a grupinhos. Enfim, eu gosto do Coldplay, e o ódio dos que criticam me parece mais uma birrazinha.

Grande abraço,
www.todososouvidos.blogspot.com

Daniel Silva disse...

eu não amo, apenas gosto. a banda do chris martin tem momentos muito bons e outras coisas meio chatas, mas no geral, se a gente for analisar, o trabalho dos caras é de qualidade. não acho o coldplay tão parecido assim com o radiohead, que é muito mais cabeça, às vezes, e "viajandão".

abraço

Angélica Nunes disse...

eu francamente não achei ruim... Não me lembro das outraas.... XD

CAMILA de Araujo disse...

Não considero Coldplay 'ame ou odeie', eu curto algumas musicas, mas acho que boa parte delas, soam exatamente iguais. Até que nesse Viva La Vida, eles inovaram. Porém, as antigas, Yellow, Clocks, Fix You, Trouble, parecem semprem continuação da mesma coisa. Mas confesso, eu curto um pouco o som dos caras, e se tivesse que escolher entre AME ou ODEIE, ficaria entre os amantes de Coldplay. Pq admiro o Chris Martin como compositor, acho que poucas pessoas, homens ainda por cima, tem a delicadeza dele nas hora de escrever.

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

Pedro Prado disse...

Minha relação com o Coldplay não é de amor ou ódio, conheço algumas poucas músicas deles através de amigos, rádio ou pela televisão.

Gostei bastante dessa, o piano, a melancolia.
Não digo que sou fã nem digo que odeio, só me sinto apto para julgar um artista quando conheço todo o trabalho dele, não falo só dos discos e videos, falo também do esforço que ele teve para conseguir ser o que é.


*Vamos combinar, quase tudo que fica famoso hoje vira uma mer*a, um exemplo disso é a [ironia]MARAVILHOSA[/] Lady Gaga.

TaySantos disse...

Acho que eu seria indiferente. Eu gosto do Coldplay e tal, mais só algumas musicas (não somente as que fazem sucesso). Outras eu realmente não tenho paciência de ouvir porque são lentinha demais.Então, sou indiferente ou não ? :)

Unknown disse...

eu odeio coldplay, mas seu blog é bem legal!

Unknown disse...

"eu odeio coldplay, mas seu blog é bem legal! "
kkkkk, detesto esse tipo de comentário,
olha eu gosto das músicas do cold play
não só das melodias , mas as letras são bem
profundas tbm, olhe as traduções...
um abraço!

Unknown disse...

Sem dúvidas, Coldplay é uma banda impressionante,criativa até na hora de vender...
Não amo, gosto e tenho simpatia...
Mas com certeza é uma das maiores bandas do mundo

Maylane disse...

ColdPlay é definitivamente "AME" as músicas deles são ótimas... Elas vão lá no fundo, eu simplismente amo as músicas deles, não que eu seja uma fã alucinada, conheço só algumas... Mas eles são bons!

Anônimo disse...

Muito obrigado cara pelo seu comentário deixado lá no Cartase, realmente fico muito feliz de saber que minhas palavras trouxeram algo de positivo para ti e que se identificou, espero receber sempre tuas visitas e comentários por lá. A respeito desse post, eu sinceramente considero Coldplay uma banda extreordinária, uma das melhores do cenário mundial. Parabéns pelo bom gosto, Abraço.

www.catarseonline.blogspot.com

Lita G disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lita G disse...

Gabriel, aposto que não significa muito para vc, mas de todos os sites sobre música que conheço,meu escolhido é o seu!!Sempre estou acompanhando seu blog, e siiim, ouço tudo o que vc recomenda!
''Coldplay:Ame ou odeie'' foi um título que para mim não significa nada.Acho que sou uma dessas poucas pessoas que são indiferentes ao som deles.Não conheço muito bem a história do Coldplay, e realmente acho que são uma banda românica, o fato é que eu considero Coldplay, um som para quando se está no carro,fazendo uma caminhada ou até mesmo,numa sala de espera.é difícil pra mim falar em Coldplay sem critica-los,(fanática por Radiohead ._. )considero um som muito água-com-açúcar, uma música muito leve, doce, mas quem disse que isso é ruim?Coldplay definitivamente não é uma banda para ficar marcada na história, mas sim pra ser ouvinda com atenção.

Ruvis disse...

bom, já amei coldplay mas acabei enjoando ficou em um tempo entre oitava série e terceiro ano. a primeira música q ouvi deles q gostei mesmo foi "fix you" que toca em uma cena mega triste de the o.c. que é a da morte do caleb, q eu chorei horrores. mas agora a banda tem um significado diferente pra mim, ouvir trouble ficou mais legal! :) mas nao quer dizer que eu amo ou odeio, acho q esse tipo de rotulo fica mais pra justin bieber, devem existir pessoas como eu q nao escuta direto mas respeita e acha q o chris martin é melhor ao vivo q em estúdio...

te amo s2
desculpa a minha negligencia com seu blog.
olhando tudo por aqui fiquei com uma saudade do meu... o pior é que eu quase que parei de escrever, o q é uma das coisas q eu masi gosto de fazer.

Beê disse...

Oi!!

A maioria das coisas é tudo na base do AME ou ODEIE, acho nada a ver esse tipo de coisa, mas devo dizer: ODEIO fanatismo. kkkk

Admiro as musicas do Coldplay, não tanto pelas letras, nem em específico pela harmonia ou coisa que valha. Mas no todo elas causam um efeito muito agradável em mim... Realmente elas seguem certa tendencia de ritimo e estilo, mas quem não segue? ¬¬

Também desconsidoro esse lance de plágio e sei lá o que, cada um é cada um. Se voce tivesse sentindo alegria e cantasse alegremente, e então eu me sentisse alegre e tambem cantasse alegremente, eu estaria te plageando por isso?

Mas enfim, opiniões não se mete colher né... E pra banda, francamente, tão cagando e andando pra quem odeia eles ¬¬. Eles tem muitos fãs, fazem muito sucesso, e devem dormir muito bem. hehe

Escuto bastante Cold, até enjoeei um pouco, mas isso não faz deles menos bons. ^^

ótimo Post!!

Musica linda!

Abraço!!

Unknown disse...

Umas das minhas bandas favoritas... \o\

manda muito bem falem bem falem mal mas sempre falam deles...

Viva la Cold Play...

Mônica Pinheiro disse...

Eu gosto!
Mesmo quando falam mal, a popularidade aumenta ainda mais.

PENHA''' disse...

Adoro Coldplay , não viciada, mas gosto mesmo
a música deles em alguns dias é quase essencial para mim (:

Unknown disse...

Não sou muito chegado em coldplay

Fábio Flora disse...

Gosto muito de "Clocks". Abraços e sucesso com o blog!

Maria Paula Carvalho disse...

Gostei dessa música. Não amo, nem odeio Coldplay. Eu curto, mas apenas algumas músicas. E em concordância com o Fábio, gosto de "Clocks".
E gostei do seu blog, estou seguindo.
Abraços.

Fernando (Figaro) disse...

Não amo nem odeio Coldplay. Gosto bastante do álbum Parachutes e um pouco menos do A Rush... e do X & Y. Já do Viva la Vida eu não gosto tanto. Gosto também do EP Prospekt's March e a linda música Postcards from Far Away. Mas não chega a ser amor o que sinto pela banda. E, sim, eu gosto de Coldplay e de Radiohead, tendo preferência pela última. :D

Unknown disse...

Cara, ouço coldplay desde o parachutes, já defendi pra carálho a banda do jeito que vc mencionou, mas eu era bem novo, aspós uma análise racional e reouvindo todos os trabalhos do Coldplay concluí que é uma banda com ótimas músicas e com outro punhado de canções chatas, essa é que é a verdade, agora só discordo quando diz que o coldplay ficou conhecido através do Viva La vida, Coldplay lançou "Trouble" na novela "o anjo caiu do ceu" em 2000, e "the scientist" em o "beijo do vampiro" so para ter uma ideia do seu sucesso, coklplay nunca foi underground, sempre foi a queridinha. Bateu recods e mais records de popularidade, o album "X e y" foi um dos mais aguardados da decada passada, inclusive por mim, e na epoca Chris Martin disse que seria o melhor album da historia, realmente é um bom album, mas o viva la vida pra mim é um dos mais fracos. E para quebrar outro tabu digo que sou fanzaço do radiohead mas consigo gostar do Coldplay, mas o primeiro tem mais conteúdo.

Postar um comentário